terça-feira, 23 de novembro de 2010

Tropa deElite 2

     Ontem fui assitir o filme "Tropa de Elite 2" e gostei muito. Não gostei pela quantidade de sangue que e jorrado durante todo o filme, mas sim pelo conteúdo intelectual mostrado no filme. 
     Um filme baseado na realidade da violência do Rio de Janeiro, suas consequências, seu sistema carcerario e o seu sistema de segurança publica. 
      O filme é a historia do Capitão Nascimento e sua luta contra o crime organizado, enquanto o mesmo luta contra o crime descobre que seu verdadeiro inimigo e para quem ele trabalha, o SISTEMA. Isso mostra a realidade encontrada pela sociedade carioca nas favelas cariocas. Em alguns lugares antes dominados pelo tráfico, hoje vemos a ação de mílicianos, que na maioria das vezes e formada por policiais, ex- policiais, bombeiros entre outros que tem a missão de zelar pela segurança da população. 
      E eu me pergunto o que nós, meros mortais o que vamos fazer contra tudo isso? Como mudar um sistema tão complexo quanto esse? E certo a policia subir o morro pra matar, mesmo que seja o pior criminoso? 
     Eu sou da opinião de que não importa o quão ruim um ser humano possa ser, ninguém tem o direito de tirar a vida de alguém. O bandido não tem o direito de atentar contra a vida de outras pessoas, e mesmo fazendo isso não merece ser tratado como bicho despresivél. 
     Todos que comentem crimes tem que ser punido de acordo com a lei, e não com derramamento de sangue. 
    Outro ponto importante de ser comentado é a falta de estrutura da policia militar do nosso estado. Os policias trabalham de forma subhumana, tendo que colocar sua vida em risco para proteger a populção. Como podemos exigir que eles sacrifiquem suas vidas se eles não ganham pra isso e ainda não tem o material adequado para lidar com os tráficantes que cada vez mais tem armamento pessado? 
   A única coisa de que tenho certeza e que temos que nós proteger dos dois lados. E apenas rezar...


Bjos a todos.
\o/

Nenhum comentário: