quarta-feira, 13 de abril de 2011

Grupo Educarte, parabéns!!

Hoje, dia 13 de abril de 2011, o meu amado grupo de teatro, o Educarte, completa 3 longos anos de vida.

Gente foram 3 ótimos anos ao lado desse povo. Eu, assim como outros, dive varias indas e vindas. No 1º ano, eu só fiz pequenas visitas ao grupo até precisaram de mim pra fazer uma peça. Depois disso, nunca mais sai. E hoje estamos aqui, comemorando mais um ano de vida, mais um ano levando o evangelho através da nossa arte. 

Com esse trabalho, também construímos uma amizade linda entre os membros do grupo, e essa amizade se tornou nossa maior ferramenta para a continuidade do trabalho, pois é muito bom fazer aquilo que gostamos com pessoas que amamos, 

Vou postar uma carta que foi feita ano passado pro nosso 2º aniversário, mas ela e tão especial que vou coloca-lá aqui: 


" Era uma vez um grupo de pessoas que escolheu unir-se por amor à Arte e por necessidade de levar a Verdade de um jeito especial para as outras pessoas. Viam como estava o plano físico e, lá da Espiritualidade, combinaram de se encontrar para arregaçar as mangas e espalhar fachos de luz pela a Humanidade.
Cada um seguiu com sua própria vida. Uns reencarnaram mais rápido que os outros. 


Mas o reencontro era algo desejado e ansiado por cada um de nós, mesmo que o véu do esquecimento não nos permitisse lembrar exatamente do que é que sentíamos tanta saudade... Um nome foi sugerido... Educarte – Educar através da Arte. Então foi marcada uma data, 13/04/2008. Um lugar, o Centro Espírita Elias. E um horário, às 15h30m. 


Muitos vieram, se conheceram, se integraram. Mas poucos se entregaram ao trabalho. Com o passar do tempo concluímos que não eram poucos, mas sim a medida exata para um trabalho de qualidade.

Logo começaram, os convites apareceram. E a primeira apresentação seria no Circo, e era preciso dar bons exemplos! Palhaço, malabarista, domadora, bailarina, vendedor de doces, mágico... todos belos e alegrando a vida da criançada. Hoje tem Educarte? Tem sim, Senhor!!!

O tempo foi passando e os convites aumentando. Já era chegada a hora de comemorar o nascimento de Jesus Cristo e, como não poderia deixar de ser, o Educarte mais vez se empenhou e levou um Natal Sem Igual a várias crianças, um Natal de sonhos, brincadeiras, brinquedos e muita alegria!


Como todo bom grupo teatral, tudo que eles faziam era tocante. Tudo que mexia com você, mexia com eles. E então um novo trabalho estava criado, para uma tarde artística, um talk show para convidar todos a conhecerem melhor o trabalho deste maravilho grupo. 

Mas... nem sempre as coisas saem como o esperado, e quando o Ego-Vil ataca, só mesmo a Super-Caridade e estudos aprofundados no Centro Educacional Educarte podem nos salvar. O Super-Jesus não foi visto, mas com certeza estava lá ajudando o grupo a passar por mais essa aventura. Afinal de contas, “Estamos aqui na Terra pra aprender”!


Como tudo que é bom merece bis, mexemos novamente com o público e levamos a história de três pessoas, que poderiam ser qualquer um de nós, para divulgarmos ainda melhor os ensinamentos espíritas. 


Além disso, também levamos a prática da fraternidade e da distribuição de amor em forma de panetones para outras crianças, em mais um natal. Com ou sem embalagem não foi o mais importante, o mais importante foi a oportunidade de fazer o belo e o bom, através da arte!
E no ano de 2010, quando Chico Xavier comemora seu centenário de trabalho e dedicação à Doutrina Espírita, o Educarte também comemora dois anos de vida, trabalho e dedicação à Doutrina. E é seguindo os passos de Chico, nesta árdua caminhada que é ao mesmo tão gratificante, que comemoramos nosso segundo aniversário." 


Daqui continuo eu: 


Mas um ano se passou de muito trabalho e amizade, novas pessoas vieram a se unir ao nosso grupo, outras tiveram que nos deixar momentaneamente. 

Ao longo de mais esse ano mostramos em mais uma tarde de artes como fazer parte de um grupo de teatro e divertido e trabalhoso, mostramos que arrastar cadeiras é preciso, batalha do aquecimento é muito bom, aquecer a voz  é necessário e imitar bichos engraçado. 



Descobrimos que dentro de cada casa podo haver um missionário, esperando o momento certo de se mostrar. E que a  voz em off pode aparecer. 



E foi chegado a hora do grande Big Arte Espírita, onde a dança, poesia, pintura, música e artes cênicas buscavam ser a melhor arte. Tivemos um resultado surpreendente, o público é quem ganha com todas essas artes. 






Mas uma vez lembramos que em cada casa pode ter um missionário, e isso mesmo, inclusive na sua. 





Depois dessa descoberta, buscamos a resposta um uma floresta muito longe, onde havia também um hipopótamo, e descobrimos porque Jesus é a porta, Kardec a chave. 



Mas um natal chegou, é foi hora de espalhar o amor. Semeando em cada coraçõezinho palavras de amor e carinho, selado com um gostoso pirulito. 



Mas um ano de trabalho começou e tivemos a honra de homenagear  três músicos que amamos tanto, com o troféu Juventude que En...canta, mostrando a importância de seus trabalhos para todos nós. 



Um grande espetáculo se aproximou, tivemos que correr pra tudo estar em seu lugar. A pequena Elise ajudou nossas amigas artes a se integrarem e fazerem mais esse belo espetáculo.



 Alguns amiguinho  não conseguiram entender por que Jesus a porta, Kardec a chave, e  mais uma vez mostramos como buscar as resposta. 
E agora é só esperar o que esta nos aguardando em mais este ano. 



Mais uma vez, parabéns grupo Educarte!! 
Amo muito todos vocês!! 
Somo muito mais que um grupo de teatro, somos uma família! 


Bjos 
Fiquem com Deus 

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindoooooooos!!!