domingo, 20 de março de 2011

Visita de Barack Obama





Nesse final de semana, um importante chefe de estado esteve entre nós.
O presidente dos E.U.A, Barack Obama.
Não vou entrar no mérito de sua visita em si, se foi bom ou não. 

Venho aqui falar de um ato específico que aconteceu durante sua 
passagem por nosso país.

Sexta-feira, 18 de março de 2011, um grupo de manifestantes estava reunido em frente ao consulado americano protestando contra a vinda do presidente norte-americano ao Brasil quando dois Coqueteis Molotov foram lançados contra a embaixada. A policia então revidou com bombas de efeito moral e balas de borrachas. 
Esse seria apenas mas um desfecho trágico de uma manifestação pacífica, pacífica sim, pois a maioria ali envolvida não estava ali para fazer arruaça e quebrar as coisa e sim para demosntrarem sua insatifação com a visita que recebemos e por causa de um grupo menor sairam como vandalos e malucos, sendo que tivemos algumas pessoas presas. 

Concordo que devemos punir aqueles que atentaram contra a vida daqueles que ali trabalhavam e depedraram patrimônio privado, mas não concordo da maneira que isso foi feito. Pois segundo relatos as prisões só ocorreram depois de a manifestação já ter sido dispersa e ficado apenas o pessoal responsável para recolher o material utilizado. Vejam o depoimento de uma jovem que estava na manifestação e teve dois irmãos presos. 

"Na hora da confusão, eles correram, como todos nós. Mas quando foram presos já estavam na Cinelândia recolhendo bandeiras. Estavam procurando qualquer um para mostrar serviço" 

(Retirado do site G1.com, dia 20/03/2011) 

Ainda segundo a reportagem os presos foram levados para penitenciarias, como verdadeiros criminosos na minha opinião, as mulheres para Bangu 8 e os homens para o presídio da Água Santa, onde tiveram suas cabeças raspadas. Entre os presos estão militantes de partidos políticos e movimentos sociais e ainda uma senhora de 67 anos e um adolescente de 16. 

Cadê a liberdade de expressão?
Cadê a justiça?


Espero que ela seja realmente feita. 







Fotos tiradas hoje de manhã na manifestação pacífica perto do Theatro Municipal (se a 100 metros pode ser considerado perto), publicadas no G1.com e tiradas por Júlia Dias Carneiro. 

Fiquem com Deus!
Bjos

Nenhum comentário: